Postagens

Mostrando postagens de agosto, 2024

Flores...

 

prevenir...

  Que fazer para nos prevenir para não julgar aos outros? Ser tolerantes para com os e respeitar as diferenças (citar a copa do mundo 2022). Exercitar a paciência. Exercitar a Pratica da Caridade. Orar pelos nossos irmãos. Procurar estudar na casa espírita. Procurar trabalhar na casa espírita. Adotar a auto-avaliação Meditação Respeito Falar menos e ouvir mais Nunca responder de imediato, respirar e pensar antes de falar Se colocar no lugar do outro, perguntando: se fosse eu gostaria que fizessem isso? Não julgueis para não serdes julgados, propõe a  mudança e melhora íntima , através da busca da  melhoria diária.

Novo Testamento...

  Porém, se procurarmos agir de maneira mais compreensiva, muitas idéias preconceituosas se afastarão de nossa mente. Ao deixarmos de sentir certo prazer em ficar avaliando o comportamento alheio, e, igualmente, comentando-o com as outras pessoas, não mais nos atormentaremos com suas imperfeições de caráter, aceitando o fato de que cada criatura oferece aquilo que tem, e realiza aquilo que sabe, de acordo com o grau de maturidade e evolução que já conseguiu alcançar.   Por isso encontramos tantas advertências sobre isso no Novo Testamento. Mateus, 7, 1 a 5. Não julgueis... Tiago - Capítulo 4 4.11    Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Aquele que fala mal do irmão ou julga a seu irmão fala mal da lei e julga a lei; ora, se julgas a lei, não és observador da lei, mas juiz. 4.12    Um só é Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e fazer perecer; tu, porém, quem és, que julgas o próximo? João - Capítulo 8 8.15    Vocês julgam po...

Gratidão...

Imagem
 

onde estamos????

  Toda vez que uma pessoa define eticamente outra, está pura e simplesmente definindo-se a si mesma, isto é, trazendo para fora o seu mundo íntimo e aplicando-o sobre o próximo.   E o mais interessante é que, quando criticamos negativamente alguém, estamos nos obrigando a nos comportar de maneira diferente, a fim de não “errarmos” naquilo que temos por inconveniente no outro. Com isso, nos determinamos a viver em nível mais alto e a fazer coisa melhor. Difícil, hein.. .   Nossos julgamentos estão nos colocando onde?

Outro ponto...

  Outro ponto importante para pensar que quando julgamos o outro estamos sendo orgulhosos, porque nos colocamos como superior ao outro. Precisamos de humildade e respeito no coração.   E ainda, é interessante observar que toda opinião que desenvolvemos no presente está intimamente ligado a fatos do passado. Em razão disso, os freqüentes julgamentos que fazemos em relação às outras pessoas nos informam sobre tudo aquilo que temos por dentro. Melhor dizendo  nossos pensamentos utilizados para julgar os outros,   na verdade estamos julgando nós mesmos. Cada pessoa analisa um fato conforme sua ótica, sua emoção, seus próprios conflitos. Nossos julgamentos serão sempre os motivos de nossa liberdade ou de nossa prisão no processo de desenvolvimento e crescimento espiritual .   (Renovando Atitudes. Espírito Hammed.).

Flor

Imagem
 Aquele que oferece flores, fica sempre um pouco de perfume em suas mãos...

outro aspecto...

  Outro aspecto a ser considerado na relação que estabelecemos com o mundo e com outros seres humanos e que pode influenciar fortemente nossa visão, refere-se ao que a psicologia chama de projeção:  a pessoa se livra de conteúdos penosos e incompatíveis , projetando-os nos outros.  Dessa forma, na eventualidade de emitirmos algum tipo de julgamento, devemos levar em consideração também a realidade das projeções que costumamos fazer, ou seja, é muito provável que o  mal  que vemos em nosso semelhante esteja, primeiramente, em nosso próprio mundo íntimo, contaminando nosso ponto de vista.

caminhos...

  Existem caminhos que poderiam nos ajudar a ampliar nossa visão, principalmente no que se refere a entender outras pessoas, oferecendo-nos maiores condições de compreender a vida, seus acontecimentos e, inclusive, o mundo íntimo de nossos semelhantes, como Jesus era capaz de fazer. Um desses caminhos é a prática da empatia ( se colocar no lugar do outro). Ao invés de certezas fundamentadas em julgamentos frágeis, tenhamos mais empatia, aquela que nos convida a entrar nos sentimentos dos irmãos, experimentar suas dores e vivências, sempre conscientes de que existe mais vantagem em ampliar nossa visão de vida, abertos às possibilidades, do que em nos sentirmos como os donos da verdade.

Bom dia...

 

ponto de vista...

  Nosso ponto de vista é, efetivamente, muito estreito para cogitarmos ou emitirmos julgamentos. Só vemos o que queremos ver, a verdade é invisível aos olhos, só se vê bem com o coração. A recomendação no Espiritismo é:  O homens! quando será que julgareis os vossos próprios corações, os vossos próprios pensamentos, os vossos próprios atos, sem vos ocupardes com o que fazem vossos irmãos? Quando só tereis olhares severos sobre vós mesmos? Na vida, só é possível e válido o auto-julgamento, porque somente o próprio indivíduo é capaz de avaliar tudo o que se passa em seu íntimo: o que lhe dói, o que lhe faz duvidar e sofrer, bem como o que lhe agrada e preenche o coração.   Convidamos a todos para fazermos nossas auto-análises e refletir, a fim de que enxerguemos o quanto e no que precisamos melhorar. O verdadeiro julgamento deve ser sobre nós mesmos, realizando assim nossa reforma interior, transferindo, automaticamente, esses novos aprendizados para as mudanças de ...

nossa parte...

  Nós, por nossa parte, podemos parecer quase perfeitos, porém, à custa da repressão de muitos aspectos sombrios de nossa personalidade. É muito difícil, então, num mundo onde o engano e o auto-engano ainda predominam, estabelecer um juízo de valores que seja coerente com a realidade. Dessa forma, além do fato de jamais termos condições de conhecer todas as partes envolvidas num acontecimento para, então, avaliá-lo com conveniência, existe, também, a verdade de que nem sempre aquilo que julgamos como um  mal  ou errado seja realmente isso. Enquanto não formos capazes de adquirir uma visão de vida tão ampla quantas forem as verdades de cada ser humano, não estaremos aptos a julgar outras pessoas ou as decisões que elas tomam.

Infinito

Imagem
  O Amor de Deus é Infinito e Lindo demais.... Viva sempre nesse ambiente de Paz...

Percepção...

  O Espírito Emmanuel, acrescenta: A nossa limitação faz-nos julgar indevidamente, levando-nos os diversos erros de interpretação da realidade.   Falta-nos percepção da verdade.   Precisamos expandir a nossa percepção para além do sensível, para além do dia-a-dia, para além habitual.     Por que sempre pensamos estar com a verdade e o outro em erro.

Importante...

  É importante nos colocarmos sempre no lugar do outro. Se estivéssemos na posição difícil, em que muitos se encontram, (miséria, abandono, desrespeito e etc), qual seria a nossa reação? Igual ou pior do que a de nossos irmãos de humanidade. Vamos amar gratuitamente sem fazer qualquer tipo de julgamento. Buscar o melhor no outro. Reprimir o mal é nosso dever. Censurar o mal, também, mas não as criaturas. É através do exemplo que devemos educar. As palavras, até convencem, mas os exemplos arrastam. Paulo:  Examinai tudo, retende o bem. Essa é a recomendação que deve ficar em nossas mentes para guiar-nos os passos diariamente: ver o mal, pois ele existe, e educá-lo com amor e respeito.

será?

 

julgar?

  Agora vamos conversar sobre a importância de não julgar precipitadamente as criaturas em não atirarmos a primeira pedra naqueles que nos parecem errados, diferentes e que não pensam ou agem como gostaríamos. (Mateus, 7:1-2) A recomendação que Jesus nos faz, é:  Não julgueis, para que não sejais julgados, porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós . Isso é um grande alerta porque em nosso grau de evolução não temos condições de emitir nenhum julgamento de maneira justa e imparcial, exatamente porque nosso ponto de vista é, ainda, muito limitado, ou seja, não estamos de posse de todos os fatos referentes ao acontecimento e não possuímos uma visão real da situação. Apenas Deus o tem. Assim, para não cairmos em erro, é prudente, não julgar.

Fonte

Imagem
Deixe jorrar o amor de Deus dentro de Ti...  

Maria de Magdala 3

  Uma noite sua alma estava iluminada por brandas lembranças dos companheiros de fé e   do Mestre bem-amado, enquanto os amigos lhe rodeavam o leito de dor, com as preces sinceras de seus corações desvelados. Maria, no entanto, experimentava consoladora sensação de alívio. Sentia-se sob as árvores de Cafarnaum e esperava o Mestre. Foi quando viu Jesus aproximar-se, seu olhar tinha o reflexo do céu e o semblante trazia um júbilo indefinível. O Mestre estendeu-lhe Ela disse — Senhor!.. Jesus recolheu-a brandamente nos braços e murmurou: — Maria, já passaste a porta estreita!... Amaste muito! Vem! Eu te espero aqui! E Maria de Magdala seguiu com Jesus onde nenhum julgamento havia, existia apenas respeito e amor... Esse é o convite de Jesus para nós: RESPEITAR E AMAR MUITO.

Maria de Magdala 2

  Depois da morte de Jesus os discípulos se separaram para cumprir a missão deixada por Jesus. Maria de Magdala pediu para acompanhá-los; mas, não concordaram. Temiam-lhe o passado dela, ainda a julgavam. Maria compreendeu, mas lembrou-se do Mestre e resignou-se. Humilde e sozinha, resistiu a todas quedas. Sem recursos para viver, trabalhou pelo próprio sustento. Maria reuniu os leprosos sob as árvores da praia e lhes transmitia as palavras de Jesus, enchendo-lhes os corações das luzes do Evangelho. Foram conduzidos ao vale dos leprosos, onde Madalena entrou com espontaneidade de coração. Seu espírito recordava as lições do Messias e uma coragem indefinível se fortalecia    sua alma. Em breve tempo, apresentava também sinais da lepra.   Compreendendo o momento desejou rever os amigos em Éfeso. Lá estavam João e Maria, além de outros companheiros dos cristãos. E foi até lá.

Maria de Magdala 1

  Maria de Magdala ouvira as pregações do Evangelho do Reino, tomara-se de admiração profunda pelo Messias. ( livro Boa nova, cap 20) O profeta nazareno havia plantado em sua alma novos pensamentos. Jesus chamava os homens para uma vida nova. Para todos, era ela a mulher perdida, porém, desejaria trabalhar na execução das idéias puras e redentoras do Mestre. Propunha-se a amar, como Jesus amava sentir com os seus sentimentos sublimes. Se necessário, saberia renunciar a tudo. Envolvida por esses pensamentos profundos, Maria de Magdala entrou na residência de Simão Pedro, onde Jesus parecia esperá-la, tal a bondade com que a recebeu num grande sorriso. A recém-chegada sentou-se com indefinível emoção. — Senhor, ouvi a vossa palavra consoladora e venho ao vosso encontro!... Sou uma filha do pecado. Todos me julgam. — Maria, levanta os olhos para o céu e alegra-te, porque escutaste a Boa Nova do Reino e Deus te abençoa as alegrias! — Vai, Maria!... Sacrifica-te e ama sempre...

Socorro

Imagem
De onde virá o meu socorro? O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra.... 

Mãe Maria...

 

Maria

Imagem
  CUIDA DE NÓS, MÃEZINHA DE NAZARÉ...

Poema: Gratidão à Mãezinha de Nazaré

  Poema: Gratidão à Mãezinha de Nazaré Mãe do Céu Morena, Senhora da América Latina, De olhar e caridade tão divina de cor igual a cor de tantas raças. Mãe tão serena, Senhora destes povos tão sofridos, Patrona dos pequenos e oprimidos, Derrama sobre nós as tuas graças. Derrama sobre os jovens tua luz, Aos homens vem mostrar o teu Jesus, Ao mundo inteiro traz o teu amor de mãe. Ensina quem tem tudo a partilhar, Ensina quem tem pouco a não cansar, E faz o nosso povo caminhar em paz. Derrama a esperança sobre nós, Ensina todos a amar como Vós, Desperta o coração de quem não acordou Ensina que a justiça é condição, De construir um mundo mais irmão, E faz o mundo conhecer Jesus. Gratidão à Mãezinha de Nazaré Te amamos...  

Homenagem á Mãezinha de Nazaré

  Homenagem á Mãezinha de Nazaré A missão de Maria começa, quando aceita fazer parte da equipe de Jesus.   Maria é um Espírito puro de mais alta evolução, sendo exemplo de amor, abnegação, prudência e sacrifício, trabalhar ao lado de Jesus em prol da humanidade.   No plano espiritual, Maria continua cuidando de todos nós, e especialmente aos que por decisão própria resolveram abreviar a própria vida, pelas vias do suicídio. Maria de Nazaré, com sua Fraternidade (Legião dos Servos (Filhas) de Maria: Uma cidade espiritual , Hospital Maria de Nazaré ) composta por Espíritos de elevada hierarquia, recebem, amparam e encaminham nossos irmãos sofredores, demonstrando assim que não há ninguém desamparado e que seu amor de mãe nos acompanha a todos.  No livro Memorias de um suicida de Camilo Castelo Branco, trás a seguinte descrição: A chegada da caravana com seus comboios luminosos, puxados por lindos cavalos brancos e pr...

confiar

 

DORMIR...

  Quando cuidamos das coisas importantes da vida, quando agimos com prudência e sensatez. Poderemos dormir durante a tempestade. Confiança em Deus.   Consciência tranqüila.   Dever cumprido.   Trabalho realizado com amor. Eis a PRUDÊNCIA. E vamos dormir durante as tempestades.

HISTORINHA

  HISTORINHA Um homem procura trabalho numa fazenda. Entrega sua carta de recomendação ao novo patrão. Ela diz simplesmente: "ESTA HOMEM DORME DURANTE TEMPESTADES." O dono está precisando desesperadamente de ajudantes, por isso contrata o sujeito.  Passam-se várias semanas e, de repente, no meio da noite, uma tempestade violenta cai sobre o vale.  Acordado o elos redemoinhos de chuva e pelo vento uivante, o dono salta da cama. Chama seu novo empregado, mas o sujeito está dormindo a sono alto.  Então o dono se precipita para o celeiro. Para sua perplexidade, constata que os animais estão seguros e com a comida suficiente.  Corre para o campo. Vê que os fardos de feno foram arrumados e estão enrolados em lonas.  Corre até o silo. As portas estão trancadas e o grão está seco.  E então ele entende. "ELE DORME DURANTE TEMPESTADES." 

Eu sou...

Imagem
  EU SOU O CAMINHO EU SOU A VERDADE EU SOU A VIDA...

É preciso

  A prudência não atua desordenadamente, mas se afirma pela moderação, pela sensatez e pela discrição. É preciso vigiar: procurar a verdade, onde quer que se encontre. É preciso adquirir conhecimentos, luzes internas que nos fazem ver. A prudência aconselha vigilância constante.