Autoconhecimento
Você se conhece? Você sabe o que realmente você ama? Você sabe o que você odeia? Você sabe do que você é capaz? Você sabe seus limites? Você sabe seus defeitos? E suas qualidades, conhece cada uma delas? Você sabe o seu valor?
Sei que de cabeça essas perguntas podem embaralhar em nossa cabeça. Mas autoconhecimento é tudo!
“Conhecer-me e conhecer-te” já dizia Santo Agostinho, bispo e teólogo cristão. Quanto mais nos conhecemos, mais conhecemos o sentido da nossa existência, os motivos que fazem ser quem eu sou e a forma como eu ajo. E por consequência disso, nós conhecemos o outro que está do nosso lado e o mundo que habitamos.
A tarefa de descobrir quem realmente somos é um desafio diário, que nunca terá fim. Todos os dias que existimos na terra são uma oportunidade de descoberta. Passaremos a vida toda e não descobriremos quem realmente somos, pois somos um poço de mistério. Muitas pessoas julgam saber de fato como são, mas, no final das contas, só especulam. Infelizmente, pensando dessa forma, somos todos os dias julgados por opiniões alheias e claro julgamos também.
Autoconhecimento é tornar-se íntimo de si mesmo. É passar a dizer “não” sem culpa, é conhecer seus limites e principalmente aceitar e respeitar quem você é.
Comentários
Postar um comentário