Meditação
Nesses tempos complicados que estamos vivendo, em que a ansiedade e o medo estão quase sempre presentes, a meditação pode ser de grande ajuda. A prática ajuda a reduzir o ritmo da rotina, relaxar e encontrar equilíbrio mental com técnicas que ajudam a treinar a concentração, a respiração e as emoções.
A palavra meditar surgiu da palavra em Latim meditatum, que quer dizer “ponderar”. Mas o significado mais comum sobre o que é meditar, que também vem da palavra latina meditare, significa “estar em seu centro”, “voltar-se para o centro”.
Meditação é estar presente no momento.
A meditação é uma prática ancestral que envolve, fundamentalmente, esvaziar a mente, aprender a ficar em silêncio e buscar a sabedoria interior.
É uma prática que desenvolve habilidades como a concentração, a tranquilidade e o foco no presente.
Meditar é diferente de mentalizar, que significa colocar a atenção total em sua imaginação e sensações, transformando e materializando a situação imaginada na vida prática, no aqui e agora. Ou seja, mesmo que não tenha consciência disso, a maioria de nós está o tempo todo mentalizando.
Por isso, é importante ficar alerta sobre o que você mentaliza. Se você vive pensando de forma negativa, pode estar reforçando a materialização disso em sua vida.
Na meditação, entramos em contato com um estado alterado de consciência. A mente e o corpo ficam em um repouso silencioso e absoluto. Com isso, é possível ampliar a percepção da consciência como um todo, e ampliar o autoconhecimento.
Dicas de como meditar sozinho:
- Pratique a mesma técnica meditativa diariamente, preferindo o horário da manhã ou da noite, durante pelo menos 15 minutos
- Procure praticar em um local livre de movimento de pessoas ou barulhos, um local que não tenha móveis que atrapalhe sua permanência
- Evite deixar incensos, chamas ou qualquer outro elemento que possa causar algum tipo de acidente ou tirar sua concentração
- Desligue o celular e qualquer outro objeto que possa perturbar sua concentração enquanto medita
- Sente numa postura confortável, pode ser na cadeira ou no chão, relaxe as mãos perto dos joelhos com as palmas para baixo, deixe a coluna reta e feche os olhos
- Recolha toda sua atenção na respiração natural e observe o movimento delicado que acontece nos pulmões e na área do abdômen por alguns minutos
- Faça 7 respirações profundas e longas
- Fique uns minutos observando os pensamentos passarem. Não tente controlar nem interagir com os pensamentos, simplesmente observe sem julgamento e deixe que eles passem.
- Para finalizar, faça uma respiração profunda e repita mentalmente: “Estou em paz aqui e agora”.
- Use um diário com notas sobre sua prática diária, incluindo suas experiências, insights e pensamentos decorrentes de sua meditação. A tendência é evoluir gradativamente e atingir graus mais profundos de consciência.
- Boa Meditação...
Adoro meditar. No começo foi difícil, mas agora depois de muito treinar, é maravilhoso e como me faz bem...
ResponderExcluir